EUA, Canadá e México, sedes da Copa do Mundo, concentram a maior parte dos casos de sarampo nas Américas, aumentando o alerta para a disseminação da doença.
Henrique Gabriel Alves Benjamin
junho 12, 2026
O sarampo voltou a preocupar autoridades de saúde nas Américas devido ao aumento expressivo de casos registrado entre 2024 e 2025. Considerada uma das doenças mais contagiosas do mundo, a infecção pode ser transmitida para até 18 pessoas a partir de um único indivíduo infectado. Embora exista uma vacina segura e eficaz capaz de prevenir a doença e interromper sua disseminação, a redução da cobertura vacinal em diversos países tem favorecido o ressurgimento do vírus.
Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indicam que os casos de sarampo cresceram 32 vezes no continente nesse período. Estados Unidos, Canadá e México concentram aproximadamente 95% das mais de 14 mil infecções registradas, tornando-se os principais focos da doença nas Américas. O cenário gera preocupação adicional devido à realização da Copa do Mundo nesses três países, evento que deverá reunir milhões de pessoas vindas de diferentes regiões do planeta.
No Brasil, foram registrados 38 casos no mesmo período, todos relacionados a infecções adquiridas durante viagens internacionais. Apesar de o país manter o reconhecimento de área livre da circulação endêmica do sarampo, especialistas alertam que o intenso fluxo de viajantes pode aumentar o risco de importação de novos casos. Organizações de saúde reforçam que a vacinação continua sendo a principal estratégia para evitar surtos, proteger populações vulneráveis e reduzir a propagação do vírus em um mundo cada vez mais conectado.
Deixe um comentário